4 de abril de 2020

Angustas Liberalis


Acho que todo o leitor que se preze infeliz ou felizmente, em alguma altura das suas vidas foi-lhe diagnosticado "Angustas Liberalis" que para os leigos é comummente conhecida como "Ressaca Literária".

E quais são os sintomas desta epidemia perguntam vocês preocupadíssimos? É basicamente acabar de ler um livro que mexer de tal forma connosco que não conseguimos pegar noutra leitura tão cedo... A ressaca literária afecta de maneiras diferentes pois está documentada que pode durar uma semana ou até mesmo um ano!
Então pensei em algumas dicas para que a vossa ressaca literária não dure muito tempo e passa a (digo assim num sussurro) depressão literária.

Dica nº 1: ler algo de um autor favorito. Aquele autor que parece que tem uma auto-estrada para o nosso coração. Renovando-nos o nosso amor pelos livros.
Dica nº 2: reler um livro favorito. Ás vezes o que precisamos é de um ambiente familiar para nos trazer de volta ao mundo literário.
Dica nº 3: ler uma comic/manga (qual for o vosso estilo favorito). Ter aquela quebra do livro tradicional, ler algo mais "levezinho", com mais estímulo visual, às vezes ajuda imenso a elevar-nos o espírito. 
Dica nº 4: fazer uma review do livro que causou a ressaca. Seja para o vosso blog, instagram, youtube ou até mesmo apenas em conversa entre amigos livrólicos... por vezes, tudo o que é necessário é deitar cá para fora!
Dica nº 5: Aceitarmos que uma ressaca literária faz parte da vida de qualquer leitor. Todos temos alturas em que lêmos menos. Não conseguir ler, quando a leitura representa uma grande parte da nossa identidade e é uma actividade que nos traz prazer pode nos deixar bastante frustrados. No entanto, é importante relembrar que faz parte e é apenas uma fase!

E vocês, quais são as vossas estratégias para sair de uma ressaca literária?

5 comentários:

Mary Silva disse...

A mim acontece-me isso, quando sou operada e fico no hospital tempo demais, depois para voltar à leitura que é uma coisa que adoro, custa-me sempre muito.
Ainda não consegui entender bem o porque, apesar de me dizerem que é devido ao cansaço físico e psicológico do que passei durante o tempo hospitalar.

Andreia Morais disse...

Regressar ao meu autor favorito ou reler livros que me marcaram são dois passos que não dispenso quando a ressaca literária se abate por aqui. Acho que transmitem logo outro conforto :D

Os devaneios da Tim disse...

Não estou a conseguir pegar em nada e não estou a conseguir lidar com o facto da minha cabeça não parar... Não ter a minha rotina dá cabo de mim

A Lisboeta disse...

Fazer uma review é um bom passo para fazer "closure" a esse sentimento :)

Green disse...

Não fazia ideia que tal existia, mas é bom saber que, caso me aconteça, há algo a fazer :)