12 de março de 2021

Hades, que (coitadinho) nunca fez mal a ninguém

 



Como deus da morte e do Underworld, Hades sofre, um bocado, de má reputação, aliás, nos dias de hoje, ele é considerado o “vilão cristão”, mas não é bem assim… Para começar, não foi ele que escolheu o Underworld como o seu reino. E, como soberano desse reino (see what I did there?), ele até nem é mauzinho. 
 
Quando Orpheus foi ao Underworld para recuperar a sua noiva, Hades ficou tão comovido com as suas súplicas, que a deixou ir (com a condição de que ele fosse embora e não olhasse para trás mas, claro, olhou e Hades não deixou a noiva ir… em vez de “a curiosidade matou o gato”, devia ser: a curiosidade lixou o Orpheu, LoL). Além de que foi bastante justo com Hércules, enquanto este estava a fazer os 12 trabalhos. 

É importante anotar que Hades não é o responsável com o destino da nossa alma, pois quando se morria o julgamento era feito por Minos, Aiakos e Rhadamanthys. O pobre do Hades nem sequer está envolvido na cena… Na verdade, não há registo por parte dos autores na altura, de que Hades tivesse tentado assumir o controlo de Olympus. Aliás, ele foi um dos que chegou a ajudar na guerra contra os Titãs.

Então, como é possível Hades ter uma reputação tão vincada de vilão?
Bem, acho que está relacionado com o facto de que, com a introdução da religião católica, Hades foi cada vez mais associado com Satanás. Só que ambas as figuras não estão de todo relacionadas, e se formos bem a ver, esse preconceito pode levar a uma frequente má interpretação dos mitos.
 
Claro que se pode olhar pelo lado mais filosófico, e dizer que se pode culpar Hades pelo término da vida mortal, mas, na verdade, ele está apenas a acolher as nossas almas. Ou seja, temos que ter muito cuidado com o nosso preconceito, especialmente quando não sabemos a história completa… 
 

P.S. - tinha que colocar uma imagem do Hades de Lore Olympus porque convenhamos... ele é o nosso cinnamon roll de tão fofo que é!

Nota: muito obrigada Sam_Livralma pela revisão do texto.

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...


Pois... feliz fim de semana
.
Cumprimentos poéticos.
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Princess Cat disse...

Adoro mitologia grega. Agora não me recordo se foi em covenant se li a luta entre titãs e deuses gregos (ai que vergonha de eu não me lembrar)

https://leiturasalmoco.blogspot.com/