10 de março de 2021

Heroes: Mortals and Monsters, Quests and Adventures (opinião SEM spoilers)

 



Depois da leitura de Mythos do autor Stephen Fry, é que nem pensei duas vezes comprar logo este livro e mais uma vez acabei por complementar com o audiobook pois é também narrado por ele. E acho que vai ser difícil dizer muito mais do que disse na review do primeiro livro pois esta é uma continuação natural do que foi contado pelo sr. Fry mas mais direcionado a alguns heróis da mitologia. 

A linguagem do autor e a forma como reconta os mitos, mais uma vez, torna este livro também ele aceitável para muita gente, sem que se torne enfadonho ou demasiado académico, com aquele sentido de humor tão próprio. Apesar de ele citar alguns autores de renome relativamente a mitologia grega e aos clássicos, mostrando assim uma extensa pesquisa e trabalho minucioso. 

Antes de ler este livro, decidi reler Mythos também, isto porque nos próximos meses irei ler vários retellings (recontos) ou livros com elementos de mitologia grega, então queria assim tudo um pouco mais fresquinho. Foi então precisamente na releitura do primeiro livro e na leitura de Heroes, que me apercebi de uma componente que adoro: história ou origens de linguística. Isto porque há muita coisa que foi usada da mitologia grega ou dos clássicos na nossa linguagem ou até nomenclatura científica. 
No segundo livro tem menos menções da parte linguística, o que é natural pois já tivemos todo esse background no Mythos, contudo foi só com o Heroes que me apercebi disto. 

Neste livro, o Stephen Fry, dá especial destaque a 8 heróis. com as histórias de: Perseus, Herakles (Hércules), Theseus, Odysseus, Jason com os Argonautas, Oedipus e Atalanta. É especialmente desta última que me deixou surpresa com o livro pois não é a culpa do sr. Fry não haver muitos mitos com mulheres em destaque como heroínas mas notou-se no autor o cuidado para haver alguma representação.

Portanto se querem refrescar os mitos de vários heróis ou simplesmente não se querem desfazer da mitologia grega nem do sr. Fry depois de terem lido Mythos, aconselho vivamente lerem ou ouvirem este livro!

O que acham deste tipo de livros? Desta mitologia, qual é o vosso herói favorito?


Review em vídeo: não se esqueçam de visitar o Instagram do Reino para verem o vídeo sobre este livro.

Audiobook: mais uma vez aconselho vivamente, além de ser narrado pelo próprio autor, ele adiciona um factor fantástico aos diálogos, por exemplo.


2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que seja um livro fascinante de ler.
.
Abraço …Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Jéssica Souza disse...

Oii, esse livro parece muito interessante. Vou salvar na lista para lê-lo.
Beijos!
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1