15 de setembro de 2021

Setembro Amarelo



Era para escrever um post a falar precisamente do quão é importante falarmos sobre a saúde mental... 

Para quem não sabe, Setembro é o mês da consciencialização sobre a prevenção do suicídio. Chama-se Setembro Amarelo e acontece neste mês porque dia 10 é o dia mundial da prevenção do suicídio. 

Vocês sabem que o tema "saúde mental", é um tema bastante presente aqui no Reino. E era precisamente neste post que ia escrever algo sobre como é preciso eliminar um pouco o estigma à volta deste assunto. 

Mas a verdade é que estou tão cansada... 

Sinto a minha cabeça como se estivesse debaixo de água. Eu sei que advém de tudo o que aconteceu desde o ano passado mas estou mesmo a chegar a um limite em termos de cansaço. 

Não se preocupem, estou a ser acompanhada. Até porque sou das que pensa que se vamos ao médico quando partimos um braço ou temos uma amigdalite porque raio é que temos que ter pudores em ir ao psicólogo quando não estamos bem mentalmente? 

Anyway... Mas o cansaço é das últimas coisas a ir embora e eu tenho plena consciência de que o que tenho falta é mesmo de férias. De férias a sério, onde estou com a minha família e vejo que estão bem, encho o coração com os amigos e relaxo finalmente. 

Não gosto de tomar decisões quando estou assim mas acho que tenho que ser realista e não vou estar a 100% a fazer as coisas que tenho todo o gosto em fazer. Portanto venho por este meio avisar que o Bookmedia vai tirar umas férias até ao próximo ano. 

Estou a adorar a viagem que está a ser este projecto em descobrir as pessoas por detrás das contas mas também adoro quando estou completamente focada em dar à pessoa convidada o melhor episódio. Por isso: férias. 

Isto para dizer mais o quê? Cuidem de vocês. Ouçam não só o vosso corpo, como estejam atentos aos sinais de que se calhar estão a precisar de uma pausa (seja do que for). Façam o seguinte exercício: pensem na paciência, carinho e amor com que tratam o vosso melhor amigo ou amiga... Experimentem ter essa mesma paciência, esse mesmo carinho e esse mesmo amor mas com vocês próprios. 


And always remember that you are unique, you matter and, ultimately, you are loved.

2 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Espero que descanse muito e que volte totalmente revigorada.
.
Um dia feliz … cumprimentos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Graça Pires disse...

Não sabia que Setembro é o mês da consciencialização sobre a prevenção do suicídio. É um tema que merece reflexão e preocupação.
Cuide-se bem.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.