5 de novembro de 2021

V for Vendetta (opinião SEM spoilers)



People shouldn't be afraid of their government. Governments should be afraid of their people.

Behind this mask there is more than just flesh. Beneath this mask there is an idea... and ideas are bulletproof.


Quando decidi adquirir alguns comics, este estava no topo da minha lista! Não só por ser uma mega fã do filme (que já revi mais vezes do que é provavelmente recomendado), não só por querer ter algo do grande Alan Moore nas minhas estantes mas também por ser uma mega recomendação de muita gente da comunidade dos livros. Aliás, eu já tinha lido online o League of Extraordinary Gentlemen do autor e apesar de ter achado interessante, não senti a necessidade de comprar mas... "V for Vendetta" foi diferente.

Este comic pode ser lido talvez num par de dias mas a verdade é que, pessoalmente, tive que fazer várias pausas a lê-lo. Isto porque o livro foi finalizado em 1988, ou seja, em mais de 30 anos, como é que passado este tempo todo, os temas abordados continuam relevantes?

Para quem não conhece V for Vendetta de todo, os temas revolvem à volta de uma Inglaterra distópica, onde numa ditadura aparece uma personagem que mostra à população que efectivamente uma jaula dourada, não deixa de ser uma jaula. Como seria de esperar tem história, política e muitos tons distópicos, por isso gostaria só de dizer que este livro tem como propósito não só nos alertar como também nos incomodar e nos enfurecer. É-me mesmo difícil de tentar fazer uma opinião quando eu gostei mesmo muito do livro, esta leitura para mim não foi de 5 estrelas mas de 6! 

Gostaria também de deixar a nota que, agora depois de ter lido o livro, considero que o filme até está relativamente bem adaptado. Não só pelo retrato brutal das personagens (com um casting que é só maravilhoso) como a transmissão perfeita dos temas do livro.

Se gostam de ou querem ler mais distopias, se querem ler um livro que ataque a vossa comodidade ou faça uma grande análise social, se querem ler (na minha opinião) um clássico que continua assustadoramente relevante e com um final que pessoalmente acho fantástico... aconselho vivamente este livro!

Remember, remember the fifth of November of gunpowder treason and plot. I know of no reason why the gun powder treason should ever be forgot.

Sem comentários: